O objetivo é a preservação dos recursos ambientais da área, em especial, a fauna, a cobertura vegetal, os cursos d’água e as formações rochosas
Por unanimidade, em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (24), a Assembleia Legislativa da Paraíba, tornou Área de Proteção Ambiental (APA), a porção territorial do Estado da Paraíba onde está localizada a “Serra do Padre Bento”, compreendida entre os municípios de Pocinhos e Montadas.
O Projeto de Lei (PL) 440/2023, de autoria do presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino (Republicanos ), tem o intuito de preservar os recursos ambientais da área, em especial, a fauna, a cobertura vegetal, os cursos d’água e as formações rochosas, responsáveis pelo abrigo de espécies raras ou ameaçadas de extinção, e controlar o uso do solo na região.
Com a criação da APA, fica proibido, de acordo com o texto, a implantação de atividades industriais ou minerais de qualquer natureza; a realização de obras de terraplanagem e a abertura de canais; a implantação e o exercício de atividades capazes de provocar erosão ou assoreamento de cursos d’água; além do exercício de atividades que impliquem matança, captura ou molestamento de espécies da fauna da região.
“A Serra do Padre Bento é uma das paisagens mais bonitas da região, além de ser de grande importância histórica e cultural. No entanto, a serra também possui uma grande relevância ambiental, o que faz com que sua proteção seja fundamental para a preservação da biodiversidade local e para a manutenção dos recursos naturais da região”, justifica o chefe do parlamento Estadual.
Fonte: Helenolima.com