Pocinhos é Destaque no Jornal Nacional em matéria que fala sobre o poder do inseticida produzido da polpa do sisal

A cidade de Pocinhos foi destaque no Jornal Nacional na noite deste sábado (25), em matéria que fala sobre o sisal como uma arma poderosa contra o mosquito aedes aegypti.

Os pesquisadores souberam que os agricultores mais antigos da região molhavam os animais com o suco extraído da casca do agave para matar os carrapatos. O remédio caseiro virou um dos principais estudos científicos do centro de biotecnologia da UFPB. Os pesquisadores misturaram o extrato do agave com água e descobriram que o líquido mata o mosquito aeds aegypti em todas as fases do inseto: ovo, larva e até o mosquito adulto – em menos de 24 horas.

Na máteria o Pocinhense Antônio de Pádua, explica que quase tudo que é produzido pela cooperativa de Pocinhos, vai para fora do país em forma de fio, e é usado para amarrar o feno nos Estados Unidos e na Europa.

Mas a indústria só compra a fibra, que representa 5% da planta. A polpa, que é a maior parte, termina indo para o lixo. Isso pode mudar com a pesquisa da Embrapa de Campina Grande e da Universidade Federal da Paraíba, que investiga o poder inseticida da polpa do sisal.

Os pesquisadores fizeram teste, primeiro, com o sisal comum. Depois, com uma variedade melhorada geneticamente que é mais resistente às pragas. Os dois tipos se mostraram eficientes como inseticidas. Os cientistas precisam entender se a substância não faz mal para as pessoas, mas muito já se descobriu.

Os pesquisadores buscam agora empresas que produzam o inseticida em escala comercial.

Link da Reportagem:

https://globoplay.globo.com/v/8727530/

Pocinhos em Destaque com G1

Compartilhe Agora: