Paróquia de Pocinhos completa 112 anos de fundação e Evangelização

A Paróquia Nossa Senhora da Coceição de Pocinhos completou neste sábado, dia 8 de agosto, 112 de fundação e evangelização.

De acordo com pesquisadores, os primeiros passos para instalação da Paróquia de Pocinhos tiveram início em 1815, por iniciativa de José Ayres Pereira que pediu através do Padre Leonardo José Ribeiro, autorização à diocese de Olinda para edificar uma capela em sua propriedade, que deixa então de se chamar Olho D’água do Bravo e passa a ser Pocinhos.

A autorização da capela é o primeiro documento a exibir a denominação Pocinhos e não Olho D’agua do Bravo ou Olho D’agua de Bárbara Maria, como consta de escrituras anteriores.

A capela foi construída no mesmo lugar onde hoje se encontra a atual matriz. Alguns anos depois, levando em consideração as necessidades espirituais na povoação de Pocinhos, o bispo da Paraíba, Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, criou, berigiu e instituiu canônicamente a Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Com isso foi desmembrada de Campina Grande em 8 de agosto de 1908.

O primeiro responsável pela nova paróquia foi o Cônego José Paulino da Silva, tendo sido nomeado em 29 de setembro de 1908 e um mês depois tomou posse na regência.

Durante esses 112 anos, vários padres passaram pela administração paroquial e muitas obras deixaram para a população. Uns passaram muitos anos, outros poucos, mas independente do período em que estiveram à frente dos serviços paroquiais, todos contribuíram para a evangelização do município.”

Nós que fazemos o Pocinhos em Destaque, saudamos a Paróquia de Pocinhos pelos 112 anos de Evangelização, sob a proteção maternal de Nossa Senhora da Conceição.

Redação com informação da Revista do centenário da Paróquia, 2008.

Compartilhe Agora: