Potencialidade Turísticas

Potencialidades Turísticas e Patrimônio Histórico Cultural do Município

Parque das Pedras

Criado em 1994 por Martins Cabral Gondim (In Memória), o local é conhecido nacionalmente e internacionalmente pelas curiosidades e autenticidade.

O Parque já foi citado diversas vezes no Guia Quatro Rodas da Editora Abril, como parada obrigatória na Paraíba.

Entre as curiosidades do local, estão mesas, cadeiras, paredes, banheiros, balcões, tudo de pedra. Mas, o que mais chama a atenção do público são as torneiras que saem das árvores vivas, sem que se perceba nenhum indício de degradação das plantas, bem como pias instaladas em pedras e o banheiro de pedras a céu aberto.

O restaurante funciona em grandes palhoças, e serve um cardápio regional, a base de galinha de capoeira, arrumadinho, churrascos, feijoadas, entre outras comidas típicas, e como aperitivo a famosa cana brejeira.

Maior Pedra do Mundo

Em Pocinhos se encontra, segundo informações de estudiosos do assunto, a maior pedra do mundo, em área não aflorada, com uma extensão rochosa de aproximadamente três quilômetros, cortando a cidade e se espalhando por várias partes do município.

Dentro da zona urbana não é difícil perceber que em todo o solo se encontram áreas rochosas, confirmando que a cidade foi construída sobre uma enorme pedra, rica em granito, que desperta o interesse de empresas de exploração do cobiçado mineral.

Sítios Arqueológicos

Em torno do município, encontram-se mais de 40 sítios arqueológicos contendo itaquatiaras e pinturas rupestres, que documentam a passagem do homem pré-histórico pelo município. Entre eles, podemos destacar os sítios padre bento, cabeça do boi e juá.

Nesses locais os painéis rupestres chegam a ter figuras com mais de 3 metros de comprimento, mas o que chama mesmo a atenção é o bom estado de conservação e a diversidade de formas, tamanhos e cores encontrados na região.

Nas pinturas estão gravadas cenas do cotidiano da época como caça, dança, rituais, lutas territoriais, animais que viviam naquele momento, e desenhos geométricos. Estes poderiam simbolizar a trajetória dos astros e a mudança de estação.

Tais monumentos deveriam servir a fins ritualísticos, defensivos, demarcação de territórios ou para transmissão de conhecimentos.

Sítios Paleontológicos

O município possui também um dos maiores sítios arqueológico do nordeste “o Sítio Lagoa Salgada”, localizado a 11 km do centro urbano de Pocinhos, no local foram encontrados fósseis de espécies da mega fauna que viveu na américa do sul há dezenas de milhares de anos e tinham o costume de viver em rios e lagos. Tais como: o mastodonte, o tigre-dente-de-sabre, a preguiça gigante, entre outros.

Segundo o coordenador do laboratório de arqueologia e paleontologia da UEPB Juvandi de Souza Santos, a lagoa salgada é um dos maiores sítios paleontológicos do nordeste e tem potencial para ser estudado por no mínimo 10 anos.

É na lagoa salgada que nasce o Rio Mamanguape, um dos rios mais importantes da Paraíba, destacando-se por sua extensão, pela importância que teve no povoamento do estado e pelo aspecto econômico.

O sítio cabeça do boi é outro local onde foram encontrados muitos fósseis de animais pré-históricos dentro de tanques naturais de pedra.

Eventos

As Festas Juninas e a Festa do Avicultor realizada durante a comemoração da emancipação política de Pocinhos, são hoje os principais eventos da cidade que mais atraem turistas ao município.

Outro evento importante para o município é a Festa da Padroeira comemorado no dia 08 de dezembro em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Este evento é celebrado com missa campal, procissão e vários outros atos religiosos, que sempre atrai milhares de fiéis para a cidade.

Além desses, o município realiza a Cavalgada Ecológica e Turística de Pocinhos, evento incluso no calendário de eventos do estado.

A cidade realiza também o Projeto Música na Praça, evento realizado todos os sábados no coreto da praça central de Pocinhos, considerada uma das praças mais bonitas da Paraíba.
Além de proporcionar um momento de lazer nas noites de sábado à população e visitantes, o projeto colaborar com o enriquecimento cultural dos munícipes, gera renda para os comerciantes com estabelecimentos fixos e estabelecimentos móveis, e gera renda para os artistas que se apresentam no projeto.

O projeto é desenvolvido em pocinhos desde 2008, servindo, inclusive, de referência para outras cidades, que também estão implantando projetos musicais como esse.

Arte e Cultura

Além dos eventos mencionados anteriormente, e dos inúmeros bens culturais já citados. Podemos destacar as bandas fanfarras – os grupos de dança – os grupos musicais – e o artesanato pocinhense que produz crochê, tecelagem, bordado, brinquedos populares, painéis em mosaicos, objetos de couro, de madeira e de barro, entre outros.

A rádio Comunitária Pocinhos FM e a Difusora a Voz de Pocinhos, além de meios de comunicação são outras importantes ferramentas culturais do nosso município.

Compartilhe Agora: